A A A
Agende sua consulta:16 3636-2720

O poder da vitamina D: doenças ligadas ao cérebro

Artigo
Por Marco Casemiro

Algumas pesquisas já apontaram que a deficiência de vitamina D está associada a um risco maior de desenvolver alterações cognitivas, como Alzheimer, Parkinson e demência. Um estudo conduzido por cientistas britânicos e publicado no periódico Neurology constatou que os participantes da pesquisa com baixos níveis de vitamina D tinham probabilidade 53% maior de apresentar demência do que aqueles com índices adequados do nutriente.

Para prevenir a carência dessa vitamina, é necessário tomar banho de sol sem protetor solar e ter uma alimentação rica em vitaminas. A suplementação é uma forma de suprir devido a exposição ao sol nos horários corretos ser cada vez mais rara e os alimentos ricos em vitamina D não fornecerem a quantidade diária necessária desse nutriente.

A suplementação adequada vem associada às vitaminas antioxidantes A, E e C, minerais e ácidos graxos que diminuem os radicais livres e nutrem o cérebro. Mas deve ser recomendada e acompanhada por um médico especialista e faz parte do tratamento ortomolecular.

Deixe um comentário