Envelhecimento Precoce da Pele
Artigo
Das mudanças associadas ao envelhecimento as da pele são as maiores e mais visíveis. Nessas alterações incluem rugas e pele mais flácida. As rugas são formadas devido a fatores como menor presença de colágeno no corpo e falta de hidratação. Já a flacidez é o fruto de uma queda natural na produção das proteínas de sustentação da pele: o colágeno e a elastina. Porém alguns fatores aceleram esse processo de envelhecimento como: tabaco, álcool, alimentação e radicais livres.
Fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos e provocando o envelhecimento precoce da pele e formação de rugas. As rugas acentuadas ao redor da boca e pele mais amarelada são muito comuns em fumantes.
- Álcool.
O álcool altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele. A exceção à regra é o vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação antirradicais livres, pois é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes.
- Alimentação.
Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. Uma dieta alimentar equilibrada juntamente com suplementação ortomolecular ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele
- Radicais Livres.
Eles são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo, que através de reações de oxidação provocam a degradação do colágeno, proteína de sustentação à pele, e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.