Intoxicação por Metais Pesados
Artigo
A Prática Ortomolecular também atua no combate à intoxicação do organismo por metais pesados como chumbo, alumínio, cádmio e mercúrio. Estes metais podem estar presentes na água, solos, ar, além de estarem incorporados a produtos industrializados. A manifestação dos efeitos tóxicos está associada à dose e pode distribuir-se por todo o organismo, afetando vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares e gerando doenças degenerativas. Veja as fontes de contaminação e os efeitos de cada metal:
Intoxicação por Alumínio:
- Fontes de contaminação: água potável, queijo, sal, latas de conservas, embalagens e filtro de cigarros, utensílios domésticos, perfumes, desodorantes, cremes e pastas de dente.
- Os efeitos tóxicos: dor de cabeça, prisão de ventre, falta de energia, cólicas abdominais, fraqueza geral, pele e boca seca, confusão mental e irritabilidade.
Intoxicação por Cádmio:
- Fontes de contaminação: marisco, ostras, peixes, café, cigarro, chás e baterias elétricas, farinhas refinadas.
- Os efeitos tóxicos: aumenta o risco de câncer e depressão, hipertensão, hipotensão, danos nos rins, perda de apetite e de olfato.
Intoxicação por chumbo:
- Fontes de contaminação: leite, vinho, uísque, gasolina, cigarro, bateria, tintas de parede e brinquedo, cosméticos (tinta de cabelo) e alimentos: fígado e vegetais (cultivados em áreas industriais).
- Os efeitos tóxicos: fraqueza, apatia, perda de memória, prisão de ventre, queda de cabelo, zumbido, depressão, hipertensão arterial e inflamação nos rins.
Intoxicação por Mercúrio:
- Fontes de contaminação: água, alimentos (peixes e frutos do mar), açúcar, tomate, fungicidas, pesticidas, filtros de ar-condicionado e creme clareador da pele.
- Os efeitos tóxicos: conjuntivite, diarreia, depressão, memória fraca, hepatite, convulsões e perda de apetite e peso.
Estas substâncias tóxicas em excesso, passam a agredir as estruturas do organismo, como vasos sanguíneos, órgãos (cérebro, pulmão, coração, fígado, rins) e articulações, causando as doenças degenerativas. Portanto a Prática Ortomolecular irá fornecer ao paciente as substâncias necessárias para que o seu organismo alcance o equilíbrio e sane as alterações. É necessário regenerar os tecidos comprometidos e repor as deficiências de nutrientes, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.