Uma boa alimentação dispensa a ingestão de suplementos?
Artigo
Uma boa alimentação conseguiria suprir as carências do corpo. Entretanto sabemos que apenas a alimentação não é o suficiente por alguns motivos:
1 – É difícil manter uma alimentação equilibrada nos dias de hoje: frutas, vegetais, peixes, leguminosas, cereais integrais, diferentes azeites, não cozinhar demais os alimentos, mastigar bem e devagar. Além do abuso de alimentos industrializados.
2 – O nosso solo já não é tão rico quanto o solo de antigamente, e como consequência os alimentos não são tão nutritivos como eram antes, principalmente devido à monocultura, falta de rotatividade do solo.
3 – As vitaminas são destruídas na preparação dos alimentos durante o armazenamento, produção e transporte, pois são sensíveis ao calor, umidade, ar e luz. E ao ferver ou congelar os alimentos, acabamos destruindo parte das vitaminas que eles contêm.
4 – O excesso de agrotóxicos, encontrado nos alimentos, especialmente em frutas e vegetais, também diminui o valor nutricional dos alimentos, além de ser prejudicial ao nosso organismo.
5 – Uso de antibióticos e promotores de crescimento nos animais favorece uma alteração na composição proteica.
6 – Por conta de stress, poluição e vida corrida, nosso intestino e estômago estão em constante estado de desequilíbrio, o que dificulta a absorção completa das vitaminas e minerais dos alimentos.
7 – Contudo, há uma maior produção de radicais livres no organismo, que são substâncias tóxicas que em excesso o organismo não consegue neutralizar seus efeitos negativos e passam a agredir as estruturas como vasos sanguíneos, órgãos e articulações, causando as doenças degenerativas. E o que é agravado com o aumento da idade devido ao envelhecimento celular.
#alimentossaudáveis #antioxidantes #detox #drmarcocasemiro#emagrecimento #equilibrio #geriatria #longevidade #nutrição#praticaortomolecular #qualidadedevida #rejuvenescimento #revitalização#saude #suplementação #vidasaudável #vitaminas #vivercomsaúde