Ortomolecular: prevenção é o foco!
Artigo
Assim como uma maçã fica escura após um tempo depois de descascada, o homem vai, com a idade, através da respiração, oxidando todas as suas estruturas celulares: proteínas, carboidratos e gorduras.
Mas existem outros fatores que podem acelerar o processo de oxidação como a presença dos metais tóxicos como chumbo (presente nas tinturas de cabelo e em alguns cosméticos), alumínio, mercúrio, cádmio, arsénio.
Esse processo piora com a idade porque os nutrientes do organismo diminuem e as defesas antioxidantes ficam mais frágeis.
Mas o homem traz dentro de si, desde o momento do seu nascimento, 45 nutrientes que formam cada célula do corpo e as enzimas antioxidantes que tentam nos proteger.
O diagnóstico feito pela terapia ortomolecular consiste em avaliar os níveis de suplementos de minerais e vitaminas através de exames para detectar o teor de intoxicação com metais tóxicos, tratá-lo e preveni-lo.
Os nutrientes antioxidantes e os alimentos renovam as células e diminuem os metais tóxicos, protegendo e retardando o envelhecimento.