Equilibre o uso do açúcar
Artigo
O açúcar é um ingrediente que pode fazer parte do cardápio, desde que seja consumido de maneira consciente e balanceada.
Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele apresenta, mais próximo do seu estado natural ele é e menos aditivos químicos ele recebeu durante o seu último processo de fabricação, que é chamado de refinamento.
Portanto o ideal seria utilizarmos o açúcar mascavo, que é o açúcar bruto extraído depois do cozimento do caldo de cana, que não passa por nenhum processo de refinamento. Mas seu gosto similar ao do caldo de cana não agrada a todos os paladares.
Uma boa alternativa é o açúcar demerara, pois é submetido a um refinamento leve e recebe pouco ou nenhum aditivo químico em sua composição, assim, com seus grãos de coloração marrom-claro, ele mantém valores nutricionais altos e parecidos com o do açúcar bruto.
Se for utilizado em quantidades adequadas, dentro do limite diário de ingestão recomendado, no lugar do açúcar branco e não como uma fonte extra de açúcar, é possível obter benefícios a partir do açúcar demerara, sendo que ele é fonte de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo.