O que é Fadiga Adrenal? Como a nutrição pode ajudar no tratamento?
Artigo
A fadiga adrenal consiste na falência parcial da glândula supra-renal, que comanda a ação e o movimento do nosso organismo por meio da secreção de hormônios esteroides dos quais o principal é o cortisol, que equilibra o sistema imunológico.
Isso leva a sintomas como dificuldade para acordar pela manhã, mesmo após uma noite inteira de sono, altos níveis de fadiga ao longo do dia, desejo exagerado por alimentos salgados e calóricos, ausência de libido e desejo sexual e alto nível de irritabilidade.
De difícil diagnóstico, a fadiga adrenal pode ser tratada por meio de reposição hormonal, mas a alimentação exerce papel fundamental nesse processo.
Diante da condição, deve-se evitar períodos de jejum prolongado, por mais de três horas, café e bebidas estimulantes, e priorizar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como salmão, linhaça e chia; frutas e vegetais com alto teor de vitamina C, como laranja e acerola; fontes de zinco, como sementes de abóbora e vitaminas do complexo B, presentes em cereais integrais.
Os suplementos ortomoleculares, ricos em vitaminas e minerais, também vão auxiliar no tratamento.